PROGRAMA
EMPREENDER
PROGRAMA
EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Mudanças no Perfil do Consumo no Brasil: Principais Tendências nos Próximos 20 Anos
Nos próximos 20 anos, as empresas irão se defrontar com mudanças no perfil de consumo de seus potenciais clientes. Diversos fatores estruturais, como o envelhecimento populacional, a valorização da qualidade de vida, o consumo precoce e o aumento do poder de consumo das classes de baixa renda serão responsáveis pelo ingresso de novos consumidores que, adicionalmente, se mostrarão cada vez mais exigentes e responsáveis do ponto de vista socioambiental. As tendências destacadas a seguir tratam dessa variedade de transformações no comportamento do consumidor, implicando a necessidade de maior segmentação do mercado e de diferenciação de produtos e serviços.
Tendências de Consumo
1. Consumo exigente: maior exigência por produtos e serviços de qualidade, incluindo a valorização crescente da certificação e da rastreabilidade;
2. Consumo +60: aumento da demanda por produtos e serviços orientados ao consumidor com mais de 60 anos em virtude do envelhecimento populacional;
3. Consumo saudável: valorização da saúde nas decisões de consumo e aumento da demanda por produtos e serviços orientados a uma vida saudável;
4. Consumo responsável: aumento da conscientização sócio-ambiental do consumidor e intensificação das exigências éticas e de eficiência no processo produtivo;
5. Consumo de baixa renda: ingresso de novos consumidores à economia de mercado e aumento da demanda por bens de consumo popular pelas classes de baixa renda (C, D e E);
6. Consumo precoce: aumento do poder de decisão de compra exercido pelas crianças e adolescentes sobre o consumo familiar;
7. Consumo online: aumento das transações comerciais utilizando a Internet;
8. Consumo prático: aumento da demanda por produtos e serviços de elevada praticidade e que contribuam para a otimização do tempo;
9. Consumo em nichos: aumento da procura por serviços e produtos direcionados a mercados (públicos) específicos (portadores de necessidades especiais, GLS e afrodescendentes, entre outros).
Leitura de Artigo completo:
<http://macroplan.com.br/documentos/artigomacroplan2010817182941.pdf>>
Data de Publicação: 29/08/2017
Autor: Rodrigo Ventura
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Realizado Café com os Patrocinadores da 4ª Feira do Comércio da ACESLO
Empossada nova diretoria da ACESLO
ACESLO realiza parceria com ACESIO para trazer Ciro Botini palestrar
ASSOCIADOS
SOLENNE EVENTOS
ENT LINHA PLANO ALTO
Telefone: (46) 9123-2553
Jotti Confecções
Parque Industrial
Telefone: 46 3538 1392
CEAGRIWAL ATACADISTA DE ELETRONICOS LTDA - ME
R FIRMINO DEITOS
Telefone: (46) 3538-1337
Data de emissão: 02/08/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
Serviços |
---|