16 franquias
terça, 13 de dezembro de 2016
16 franquias para cidades pequenas
Foi-se o tempo em que as grandes marcas e franquias concentravam-se apenas nas capitais ou grandes metrópoles. Quem mora em cidades menores também pode encontrar no franchising um bom modelo para empreender.
“Menos concorrentes, diminuição de custos e despesas, principalmente de ocupação e pessoal, e maiores chances de fidelização estão entre os principais motivos para abrir uma franquia em cidades pequenas”, destaca Alex Vigatto Silva, sócio-diretor da GoAkira Consultoria.
A expansão em cidades do interior é algo desejado por franqueadoras de vários segmentos; seja por aquelas que já marcam presença em grande parte das capitais e metrópoles, seja por empresas menores que buscam conquistar espaço sem competir com marcas maiores em grandes centros.
Mas, antes de investir, é preciso tomar algumas precauções. Afinal, o público de pequenas cidades não tem os mesmos costumes que o público dos grandes centros e tanto a franqueadora quanto o empreendedor devem estar preparados para isso.
“Quando saímos de uma grande metrópole, corremos o risco de, pela cultura ou o público local, não termos a aceitabilidade desejada. Realizar um estudo de mercado e averiguar o potencial de consumo local da marca é importante para o sucesso no longo prazo”, lembra Silva.
Além disso, processos comuns no investimento em qualquer franquia devem ser feitos com cuidado redobrado no caso de instalação em cidades pequenas. É o caso da análise de COF (circular de oferta da franquia).
“Nesse caso verifique se tem outras unidades de sucesso em regiões similares a desejada. Caso seja a unidade piloto nesse formato, negocie benefício nas taxas cobradas pela franqueadora e identifique quais ações de divulgação e suporte serão prestados para melhor introdução no mercado local”, aconselha o consultor.
Quanto ao segmento de atuação, a cidade pequena não limita a escolha. Segundo Silva, embora as áreas mais visadas e com boa aceitação sejam educação, alimentação, estética e beleza, outros ramos também podem ser bem sucedidos no interior – tudo depende do que a marca oferece.
“Não tem nenhum segmento que deve ser evitado, mas devemos levar em consideração que cidades pequenas têm um nível de informalidade maior e, normalmente, os negócios dão certo por relacionamento local. Então, verifique quais são os diferenciais que a marca propõe aos seus clientes”, conclui.
Confira, a seguir, algumas opções de franquias que já chegaram a cidades pequenas ou que oferecem um plano de negócios especialmente para municípios com menor volume de habitantes. Os dados são da ABF ou fornecidos pela própria franqueadora.
A Elefante Verde oferece serviços de marketing digital para pequenas e médias empresas, incluindo e-mail marketing, site customizável e cupons de desconto. A franqueadora oferece um modelo de franquia especial destinado à atuação em cidades de até 50.000 habitantes e a opção de trabalho em home office.
Investimento total: R$ 14.000,00 a R$ 61.000,00
Taxa de franquia: R$ 3.000,00 a R$ 15.000,00
Royalties: 7% sobre o faturamento bruto
Faturamento médio mensal: R$ 25.000,00
Prazo de retorno: 18 a 24 meses
A Ortodontic Center é uma rede de clínicas odontológicas. A marca conta com mais de 110 unidades franqueadas em vários estados brasileiros, podendo ter franquias instaladas em cidades de diferentes portes.
Investimento total: R$ 155.001,00 a R$ 205.000,00
Taxa de franquia: R$ 75.000,00
Royalties: 10% do faturamento bruto
Faturamento médio mensal: não informado
Prazo de retorno: 24 a 36 meses
A Cacau Show é uma rede especializada na venda de chocolates finos. A empresa oferece há alguns anos um modelo de negócios que contempla cidades a partir de 20.000 habitantes. São mais de 1.770 unidades franqueadas em todo o Brasil, e os franqueados podem optar pelo modelo loja ou quiosque.
Investimento total: R$ 58.000,00 a R$ 130.000,00
Taxa de franquia: R$ 40.000,00
Royalties: 50% sobre mercadorias
Faturamento médio mensal: R$ 70.000,00
Prazo de retorno: 18 a 24 meses
A Clube Turismo é uma franquia de agências de viagens que pode ser implantada em cidades que tenham a partir de 30.000 habitantes. A franqueadora oferece quatro modelos de negócio: home office, quiosque, loja e franquia corporativa.
Investimento total: R$ 60.000,00 a R$ 105.000,00
Taxa de franquia: R$ 30.000,00 a R$ 45.000,00
Royalties: R$ 300,00
Faturamento médio mensal: R$ 250.000,00 a R$ 300.000,00
Prazo de retorno: 18 a 36 meses
Instituto Embelleze é uma rede de escolas profissionalizantes especializadas na área de beleza. Além de oferecer cursos, as unidades franqueadas podem também vender os produtos da marca. A franqueadora oferece a opção de instalação de franquias em cidades de até 50.000 habitantes após um estudo prévio de mercado da região.
Investimento total: R$ 90.115,00 a R$ 235.462,00
Taxa de franquia: R$ 25.000,00 a R$ 69.900,00
Royalties: 8% do faturamento bruto
Faturamento médio mensal: R$ 70.000,00
Prazo de retorno: 18 a 24 meses
A Ares trabalha com a comercialização de perfumes, maquiagens, cosméticos de tratamento e linha de banho. A rede conta com mais de 80 unidades franqueadas no Brasil e busca expansão em cidades que tenham a partir de 25.000 habitantes.
Investimento total: R$ 58.000,00 a R$ 94.000,00
Taxa de franquia: R$ 24.000,00
Royalties: não cobra
Faturamento médio mensal: R$ 25.000,00
Prazo de retorno: 18 a 24 meses
A Mr. Mix trabalha com a comercialização de sorvetes, milk shakes e outras sobremesas. A empresa tem mais de 190 unidades franqueadas no Brasil e busca expansão em cidades a partir de 50.000 habitantes em todas as regiões do país.
Investimento total: R$ 135.000,00 a R$ 230.000,00
Taxa de franquia: R$ 30.000,00
Royalties: 8,5% das compras
Faturamento médio mensal: R$ 35.000,00
Prazo de retorno: 24 a 36 meses
O Cebrac é uma franquia de escolas que oferece cursos profissionalizantes nas áreas tecnológica, administrativa, industrial, pessoal, comercial, saúde e cursos de idioma. A rede tem 90 unidades franqueadas no país e conta com um modelo de negócio voltado a cidades com até 100.000 habitantes.
Investimento total: R$ 215.000,00 a R$ 320.000,00
Taxa de franquia: R$ 25.000,00 a R$ 50.000,00
Royalties: 10% do faturamento bruto
Faturamento médio mensal: R$ 110.000,00
Prazo de retorno: 14 a 24 meses
A Wizard é uma rede de escolas de idiomas com mais de 1.100 unidades franqueadas em todo o país. A franqueadora aposta há alguns anos em um modelo de negócios mini para cidades com menor volume habitacional. A área mínima da unidade, nesses casos, é de 80 m².
Investimento total: R$ 91.000,00 a R$ 475.000,00
Taxa de franquia: R$ 15.000,00 a R$ 45.000,00
Royalties: não cobra
Faturamento médio mensal: R$ 120.000,00
Prazo de retorno: 18 a 24 meses
A CCAA é uma escola de idiomas que oferece cursos para crianças a partir de seis anos de idade, adolescentes e adultos. Com mais de 700 unidades espalhadas por vários estados brasileiros, a rede já chegou a cidades pequenas do interior.
Investimento total: R$ 184.000,00 a R$ 345.000,00
Taxa de franquia: zeroRoyalties: não cobra
Faturamento médio mensal: R$ 39.000,00
Prazo de retorno: 24 a 36 meses
O Portal da Cidade é uma rede de sites que reúne informações e notícias sobre cidades. Com 23 franquias em operação, a empresa se faz presente especialmente no Paraná, em cidades de diferentes portes. O trabalho pode ser realizado no modelo home based.
Investimento total: R$ 8.000,00 a R$ 43.000,00
Taxa de franquia: R$ 5.000,00 a R$ 30.000,00
Royalties: não cobra
Faturamento médio mensal: não informado
Prazo de retorno: 12 a 24 meses
A Aiqfome é uma franquia digital que disponibiliza uma plataforma de delivery que reúne várias opções de restaurantes por cidade. A franqueadora oferece um modelo de negócios específico para cidades de até 150.000 habitantes.
Investimento total: R$ 18.000,00 a R$ 37.000,00
Taxa de franquia: R$ 1.000,00 a R$ 5.000,00
Royalties: 30 a 50%
Faturamento médio mensal: R$ 6.000,00 a R$ 10.000,00
Prazo de retorno: 8 a 12 meses
A Quinta Valentina trabalha com a venda de sapatos femininos de produção própria através de um sistema delivery em que os vendedores levam os sapatos às clientes. Com mais de 40 unidades franqueadas no Brasil, a franquia alcança cidades de diferentes tamanhos.
Investimento total: R$ 16.000,00
Taxa de franquia: R$ 4.000,00
Royalties: 3% das compras
Faturamento médio mensal: R$ 13.500,00
Prazo de retorno: 3 a 11 meses
A Zupy! é uma franquia virtual de aplicativo para celular. A plataforma funciona como um guia da cidade, reunindo informações como lista de empresas e telefones úteis. A franqueadora oferece um modelo de negócio voltado a cidades menores que 150.000 habitantes.
Investimento total: a partir de R$ 10.000,00
Taxa de franquia: a partir de R$ 5.000,00
Royalties: 15% sobre faturamento
Faturamento médio mensal: R$ 6.000,00 a R$ 12.000,00
Prazo de retorno: 6 a 12 meses
A Cartório Mais conta com um modelo de microfranquia que pode ser instalado em cidades com até 30.000 habitantes. A rede oferece serviços como obtenção de certidões, certificados digitais, assessoria jurídica e crédito consignado. São mais de 360 unidades franqueadas no país.
Investimento total: R$ 21.000,00 a R$ 190.000,00
Taxa de franquia: R$ 9.000,00 a R$ 150.000,00
Royalties: R$ 500,00
Faturamento médio mensal: R$ 55.000,00
Prazo de retorno: 12 a 18 meses
A Global School é uma escola de cursos profissionalizantes e de inglês. Os modelos de franquias são adaptados ao número de habitantes da cidade a receber a unidade, sendo o modelo mais compacto para cidades de até 30.000 habitantes.
Investimento total: R$ 45.000,00 a R$ 140.000,00
Taxa de franquia: R$ 10.000,00 a R$ 40.000,00
Royalties: variável
Faturamento médio mensal: não informado
Prazo de retorno: 12 a 16 meses
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