(46) 3538-1496

Curso de Oratoria

terça, 24 de julho de 2012

Curso de Oratoria 16 a 18 de Julho

Da assessoria: Nesta quarta-feira à noite, 18, aconteceu na Associação Comercial e Empresarial de Salto do Lontra o encerramento do curso de Oratória, promovido em parceria com o Conselho da Mulher Empresária e Executiva do município. O curso, com duração de três noites, foi ministrado pelo Orador João Demétrio Ribeiro Filho, que em sua carreira como professor, já ministrou cerca de mil cursos e palestras na área.

Ao todo, 33 alunos foram certificados, entre sócios da associação, integrantes do conselho da mulher, jovens, candidatos a vereadores, lideranças lontrenses e até mesmo participantes de municípios vizinhos.
Segundo Demétrio, a oratória consiste em 5 pontos fundamentais: o uso das mãos, do olhar, uma boa dicção, o ato de montar um discurso, e saber se portar no momento em que o “branco” aparece. Durante as 12 horas de curso, cada aluno discursou 7 vezes, iniciando com uma simples auto apresentação e finalizando com uma homenagem a um dos colegas.
Para a presidente do Conselho da Mulher, Maria Goretti Fasolin, os discursos finais surpreenderam. “Em apenas três noites do curso com certeza todos evoluíram. A presença de adolescentes, tão jovens já em busca do aperfeiçoamento, foi algo que surpreendeu. Com o sucesso comprovado deste curso, já podemos começar pensar em mais um para o ano que vem”, declarou Goretti, que fez a entrega de diploma para a vice-presidente do Conselho, Zelir Manfroi Marafon, que também participou do curso.
Para o professor, a inibição e o constrangimento são os motivos que mais travam as pessoas e as impedem de ter uma boa oratória. “Até os 6 anos, uma criança ouve cerca de 6 mil nãos, e o não trava, o não intimida, e isso tem conseqüências até a vida adulta. Portanto, o primeiro passo é perdoar os nãos ouvidos, e o segundo é enfrentar essa timidez”, explica.
Demétrio ainda afirma que os grandes oradores já vistos pelo mundo eram movidos pela emoção assim como todo ser humano. A emoção é nata do ser humano, nasce conosco, basta sabermos conviver com ela, para usá-la durante a oratória.
Fonte: aceslo

Galeria de Fotos