DOIS VIZINHOS LIDERA GRUPO DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO REGIONAL
sexta, 31 de julho de 2020
DOIS VIZINHOS LIDERA GRUPO DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO REGIONAL
DOIS VIZINHOS LIDERA GRUPO DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO REGIONAL
Na tarde de quinta-feira, 30 de julho, foi realizado um evento histórico para o Turismo Regional do Sudoeste do Paraná com a assinatura de um Protocolo de Cooperação Intermunicipal pelo Turismo Regional, liderado por Dois Vizinhos acompanhado de seis municípios vizinhos: Verê, São Jorge D’Oeste, Cruzeiro do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu, Salto do Lontra e Nova Prata do Iguaçu. O evento, realizado no auditório da ACEDV, marca a conclusão de um ano de trabalhos de assessoria da RETUR (Rede de Turismo Regional) com o apoio financeiro da Cresol, coordenados pela ACEDV e apoio da Prefeitura local em que o Turismo foi o grande debate, como fonte econômica e de desenvolvimento territorial.
Os trabalhos tiveram início em julho do ano passado, preparando o terreno para que em 2020, fossem realizadas encontros, palestras, oficinas e conferências com o objetivo de despertar o interesse turístico para o desenvolvimento das potencialidades. Ainda, representantes de diversos setores públicos e privados fizeram um diagnóstico apontando os potenciais turísticos e os desafios para que esse desenvolvimento regional acontecesse. Acredita-se que a partir deste trabalho, o Turismo passe a ser assumido realmente como uma fonte de renda geradora de empregos e riquezas.
Estiveram presentes no evento prefeitos, presidentes de Câmaras de Vereadores, Presidentes de Associações Comerciais, Presidentes de Rotary’s e representantes de outras entidades que firmaram esse compromisso de trabalhar e investir para que os Conselhos Municipais de Turismo sejam fortalecidos e que se tenham ações pontuais que promovam o trade com um todo, de acordo com a realidade de cada município para que haja essa integração entre o G7.
Entre os compromissos assumidos estão: Somar esforços para fazer do Turismo Regional um setor alternativona nova economia local e regional, pós Covid 19;Participar no Comitê Gestor do Núcleo Territorial Turístico, destinandorecursos disponíveis para operacionalização dos serviços de gestãointegrada;Atualizar os Planos Diretores Municipais, reposicionando o Turismocom visão de Economia Municipal e Instrumento de Políticas Públicasde Desenvolvimento Sustentável;Viabilizar a elaboração dos inventários turísticos municipais;Organizar a Agenda de Capacitação em Serviços Turísticos eEmpreendedorismo em seus Negócios;
Além de implantar na Rede Pública Municipal de Ensino a dimensão curricularda Educação pelo Turismo, com ênfase em CidadaniaEmpreendedora e Solidária;Organizar o Corredor Turístico dos Lagos do Iguaçu como Litoral dasÁguas Doces;Incentivar a Gastronomia pela valorização da produção do campo edas águas, com a diferenciada cultura de suas comunidades e com arespectiva agregação de valores dos serviços.
Outros compromissos assinados foram Empoderar a estrutura municipal do Turismo, apoiando o gestor edando relevância ao Conselho Municipal do Turismo;Organizar o Plano de Desenvolvimento do Município através doTurismo;Destinar recursos para incentivo as iniciativas do Turismo e do FundoMunicipal do Turismo.
A iniciativa partiu das discussões e trabalhos do Plano DV 2030, coordenados por Luiz Carlos Peretti que contou com a assessoria técnica da RETUR, na pessoa do Professor Jacó Gimennes auxiliado pelo jornalista Luiz Carlos Wessler.
Agora, cada município deverá fazer o seu dever de casa que é de organizar as estruturas turísticas que promovam o desenvolvimento local, apoiados pelo Plano DV 2030 com a orientação da RETUR conforme as necessidades.
Galeria de Fotos