(46) 3538-1496

Seleção de Empregos

sexta, 23 de setembro de 2016

Como agir na seleção de emprego, do currículo ao pós-entrevista

O cuidado com a imagem profissional já deve começar antes de o candidato inscrever seus dados em sites de emprego ou das empresas em que almeja trabalhar. Roberto Santos, sócio-fundador da Ateliê RH, dá dicas sobre comportamentos que um candidato deve ter durante o processo seletivo, desde a escolha da empresa até o momento da entrevista.

O QUE IMPRESSIONA OS SELECIONADORES

Pesquise previamente sobre a empresa, indústria, mercado e cenário
O candidato que faz uma pesquisa anterior sobre a oportunidade revela não apenas seu interesse no mercado e na empresa empregadora. Caso ele tenha experiências que se correlacionam com o conteúdo de suas pesquisas, terá um trunfo interessante para usar no momento adequado da entrevista. Além disso, a pesquisa servirá de base para o candidato ponderar o grau de interesse na oportunidade.

Faça perguntas interessadas e interessantes
Preparar-se com perguntas sobre os pontos pesquisados e principalmente sobre a vaga em aberto não é um indicador de grau de “bisbilhotice”, mas de inteligência social e interesse estratégico. Se a pessoa encarregada pelo processo seletivo vir em você um talento almejado, apreciará a oportunidade de lhe fornecer todas as informações para motivá-lo a vir para seu time. Por mais que você esteja desesperado pela vaga, fazer as perguntas certas na hora certa amplia as chances.

Seja objetivo com exemplos, de preferência com dados, para fundamentar as qualidades que diz ter
Objetividade e coerência são qualidades positivas que impressionam selecionadores. Assim, impressiona positivamente aquele candidato que reflete previamente sobre as perguntas mais prováveis que serão feitas e as relaciona com os dados de seu currículo, fazendo descrição clara, concisa e objetiva sobre a experiência na adequação à vaga. Num mercado de trabalho competitivo, e em que poucas pessoas tratam estrategicamente de sua preparação para a entrevista, não decepcionar o selecionador com atitudes e comportamentos (ou ausência deles) já impressiona.


Fonte: http://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2016/09/como-agir-na-selecao-de-emprego-do-

Galeria de Fotos