VarejoMAIS conclui atividades na região sudoeste, em 2011
Palestra e premiação marcam o encerramento do Programa, realizado pelo Sebrae/PR e Sistema Fecomércio/PR na região
A melhoria na gestão, produtos e serviços de empresas do comércio de Salto do Lontra e Nova Esperança do Sudoeste, no sudoeste do Paraná, foi destaque na noite de encerramento das atividades do Programa VarejoMAIS – Mais Vendas, Mais Competitividade, na última quarta-feira, dia 23. O Programa, que tem como objetivo tornar o comércio varejista mais competitivo, envolveu 26 empresas dos municípios.
O VarejoMAIS, uma iniciativa de sucesso entre o Sebrae/PR e Sistema Fecomércio/PR, contou com a parceria da Prefeitura de Salto do Lontra, Sindicomércio, Associação Comercial e Empresarial de Salto do Lontra e Nova Esperança do Sudoeste (Aceslo), e dos Conselhos da Mulher Empresária e Executiva das duas cidades.
O momento mais aguardado pelos empresários foi a premiação O Melhor do Varejo MAIS 2011, nas categorias Loja Referência e Loja Revelação, para empresas com melhor desempenho avaliadas no decorrer do Programa. Na categoria Loja Referência, os três finalistas foram Lojas Stang, LB Materiais de Construção e Farmácia Medicinal. As lojas Auto Peças e Acessórios Lontrense, JC Materiais de Construção e Elio Buligon e Cia Ltda. disputaram o Prêmio na categoria Loja Revelação.
Os vencedores foram Lojas Stang, de Nova Esperança do Sudoeste, e JC Materiais de Construção, de Salto do Lontra, nas categorias Loja Referência e Loja Revelação, respectivamente.
Para a empresária Jaqueline Bonetti, da Lojas Stang, vencedora na categoria Loja Referência, participar do Programa foi importante para a organização da empresa.“O VarejoMAIS foi decisivo na melhoria da organização e da gestão financeira. Geramos indicadores para acompanhar a condição real da empresa. Além disso, a equipe saiu motivada, o que é importante para entrar no final do ano com todo o gás”, destacou Jaqueline, cuja empresa, com sede em Nova Esperança do Sudoeste, possui oito funcionários e 40 anos de mercado.
Para Francieli Ferrari, da JC Materiais de Construção, vencedora na categoria Loja Revelação, conta que participou pela segunda vez do Programa, que ajudou a melhorar o negócio em vários aspectos. “Já participamos de outra turma do VarejoMAIS e tenho conhecimento para recomendar. Para a nossa empresa, refletiu diretamente na organização, atendimento e motivação da equipe”, testemunha Francieli.
O consultor do Sebrae/PR, Sabino Oltramari, acredita que o grupo de empresas participantes desenvolveu avanços na gestão, visual de loja e atendimento, que já podem ser vistos nas ruas das cidades. “O varejo tem uma dinâmica diferente, pois o empresário tem que estar preparado para corresponder às expectativas de clientes diferentes, com gostos e necessidades que se alteram a cada atendimento. E o Programa, certamente, auxilia neste entendimento e prepara para isso.”
Sabino Oltramari ainda destacou os parceiros locais do Sebrae/PR e da Fecomércio e adiantou que a parceria deve continuar. “Encerramos uma etapa, mas o Sebrae continua parceiro das micro e pequenas empresas de Salto do Lontra e Nova Esperança do Sudoeste. Estamos à disposição dos empresários e entidades para trazer mais soluções que ajudam a potencializar os pequenos negócios”, afirmou o consultor do Sebrae/PR.
“Nosso presidente, Darci Piana, junto com o Sebrae/PR, tem a visão de desenvolver o comércio varejista no Estado. Aqui em Salto do Lontra e Nova Esperança, com apoio da Prefeitura, Associação Comercial e do Sindicomércio, o VarejoMAIS está mudando o retrato do setor, o que se reflete na economia dos municípios”, afirmou o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Pato Branco e Região e vice-presidente da Fecomércio, Nilo Garbin, durante a cerimônia de premiação.
A presidente da Associação Comercial e Empresarial de Salto do Lontra e Nova Esperança do Sudoeste (ACESLO), Tatiane Warmling Cavinato, agradeceu ao Sebrae/PR e à Fecomércio, bem como os parceiros locais pela realização do VarejoMAIS. “A gente percebe, é visível a melhoria na organização e nas vitrines, pois o Programa atende as necessidades das empresas”, pondera. Para as empresas participantes, Tatiane destaca a iniciativa própria para a época. “Vamos entrar no período de vendas de fim de ano e vamos fazer a diferença depois do VarejoMAIS”, concluiu.
Mágica e comércio
O encerramento também contou com a palestra “A Arte de Sair do Lugar Comum”, com o palestrante e mágico, Marco Zanqueta. De forma lúdica, Zanqueta levou o público, formado por empresários e equipes, a refletir sobre vendas, atendimento e clientes. “O mágico é um vendedor que precisa encantar para vender seus produtos e serviços. Da mesma forma, os empresários e equipes precisam encantar os clientes a cada atendimento”, comparou.
Em alguns momentos, Zanqueta mais parecia o “Mister M”, o mágico que contou ao mundo o segredo de muitos truques. Interagindo com o público, demonstrou como são preparados alguns números de ilusionismo, refletindo sobre a questão do planejamento nos negócios. “O mágico tem que treinar e planejar para realizar determinado número. As lojas não podem deixar de estar sempre em capacitação para acompanhar os hábitos dos consumidores, levando novos produtos e serviços. Isso tudo exige muito planejamento”, completa.
Fonte: Aceslo